[Slider]

Passo a Passo Saquinho de Tecido

   E finalmente o passo a passo do saquinho feito em tecido costurado na máquina. Espero que gostem, fiz com informações bem simples para que pessoas que nunca costuraram consigam fazer, qualquer dúvida é só deixar um comentário. Se quiser ver como ficou esse saquinho finalizado clique aqui.

1- Corte dois pedaços iguais de tecidos no tamanho que quiser, no meu caso cortei 30cm x 28cm.

2- Coloque um tecido em cima do outro com o avesso para fora e prenda com alfinetes.

3- Risque a margem onde irá costurar, neste caso risquei 1cm. Risque apenas 3 lados, as laterais e a parte de baixo do saquinho.

4- Costure sobre (quase*)toda a marcação, sem tirar a agulha do tecido, apenas vire o tecido nos cantos para costurar o outro lado, para isso você deve levante o pezinho da máquina, virar o tecido e abaixar o pezinho novamente. Como podem ver acabei costurando com 0,5cm de margem, decidi fazer essa mudança pois queria que o o interior do saquinho ficasse um pouco maior.


*5- Perto da boca do saquinho deixe 1cm sem costurar e costure o finalzinho de mais ou menos 2,5cm como mostra na imagem. Isso é para passarmos o cordão depois.






6- Recorte as pontinhas do tecido, apenas da parte de baixo do saquinho, como mostra a imagem, mas sem cortar a costura. Isso é para dar um melhor acabamento, mas não é extremamente necessário.
7- Faça o mesmo processo com outro tecido que ficará no interior do saquinho, nesse momento dê preferência a tecidos lisos, sem estampas. No meu caso usei um TNT, a medida desse tecido deve ser 2,5cm menor na parte da boca do saquinho. Mas não precisa deixar aquele 1cm sem costurar dessa vez, costure tudo.
8- Um dos pontos negativos dessa máquina é que ela não faz retrocesso, então tenho que dar um nozinho nas pontinhas das linhas, no início e no fim, para não desfazer toda a costura. Isso acaba não deixando tão firme o acabamento, mas até que está durando.

9- Vire esse segundo saco para o lado certo e acerte bem o cantinhos.


10- Coloque o primeiro saco por dentro do outro, como mostra a imagem. O tecido que está por fora nesse momento (sem estampa) deve ficar exatamente a cima do buraquinho de 1cm que deixamos sem costurar e com aqueles 2,5cm costurados sobrando para fora.




11- Dobre a ponta do tecido que sobrou fazendo uma barrinha, ou seja, dobre uma vez com 1cm e depois mais uma vez com 1,5cm, subindo toda essa medida para cima do outro tecido, como na imagem. E prenda tudo com alfinetes para costurar.


12- Costure toda a boca do saquinho deixando 1cm para passar o cordão. Como podem ver eu acabei errando e não deixei muito tecido para costurar nessa hora, tive que costurar bem rente, mas quando vocês forem fazer usem as medidas que coloquei aqui que provavelmente dará certo.

13- Antes de costurar confira se o buraquinho de 1cm que deixamos sem costurar ficou na posição correta.


14- Desvire tudo para o lado da estampa e acerte bem os cantinhos.

15- Use um alfinete de segurança para passar o cordão pelo buraquinho. É só ter paciência e ir puxando o alfinete.



16- Usei esse prendedorzinho da imagem para regular a abertura e o fechamento do saquinho, assim não preciso ficar dando laço para fechar. Não sei o nome desse prendedor mas no armarinho onde comprei eles chamam de caveirinha.



17- Depois é só dar um nozinho em cada ponta no cordão, queimar as pontinhas para não desfiar, e está pronto!

Se quiser ver como ficou esse saquinho finalizado clique aqui.

Esta foi a máquina de costura que usei para fazer esse trabalho, como podem ver ela é portátil, bem pequena, tem suas limitações, mas serviu muito bem para o meu objetivo. 



  
  
   Comentem ai o que vocês acharam, estou aberta a críticas, ainda estou aprendendo a lidar com a costura, ainda mais com essa maquininha, então se vocês têm alguma dica para me dar ficarei muito grata. Até a próxima!



Passo a Passo Saquinho de Tecido Passo a Passo Saquinho de Tecido Reviewed by Iarte on 17:57 Rating: 5

Nenhum comentário